quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Coanhadeira - os artistas da FESTA


A Galiza na FESTA
Nalguns lugares da Galiza, as coanhadeiras eram as mulheres responsáveis por proceder à varredura dos restos logo após as duras jornadas de malhar os cereais. É a partir desta ideia que surge em 2006 a «Coanhadeira», uma banda de música folk que nos mostra aqueles «restos» musicais conservados até aos nossos dias através da tradição oral da cultura galega. Graças à beleza das melodias tradicionais e à sua actuação em palco carregada de energia, a banda já recebeu numerosos prémios e participou em muitos dos principais festivais folk do Sul da Europa.

sábado, 16 de agosto de 2014

The Ramble Riders - os Artistas da FESTA


Rock com sotaque do Porto, na FESTA
The Ramble Riders é uma banda de Rock, do Porto. Formada em Junho de 2012, conta até à data com o seu disco de estreia, «Mexican Ride». Pode resumir–se a música dos The Ramble Riders numa só expressão: «A bluesy-kick-ass-funky-rock-bastards band». A atitude que deixam no palco e a paixão de tocar música contagia e levam-nos pelos caminhos poeirentos do Rock, nas suas variantes Blues Rock e Hard Rock. Partilharam palco com artistas como Deolinda, Pedro Abrunhosa, Gentleman, Noiserv, Diabo na Cruz, José Cid, Mata Ratos, entre outros.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Carla Pires - os artistas da FESTA


Tem sempre lugar na FESTA, o fado... já se sabe.
Carla Pires tem actuado em prestigiados palcos internacionais, onde tem revelado um talento inato para conquistar o público logo que começa a cantar. Os seus concertos são intensos, fruto da interpretação e do empenho dos excelentes músicos que a acompanham. O seu último disco, «Rota das Paixões» foi editado internacionalmente pela Harmonia Mundi, mais uma conquista no percurso desta artista que desde 2002 transporta o Fado e o seu sentimento para rotas musicais surpreendentes com a sua voz única.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Celina da Piedade - os artistas da FESTA


Na FESTA do sopro para os foles (acordeão)
Acordeonista e cantora, Celina da Piedade dispõe de uma notável versatilidade musical que não é seguramente alheia ao caldeirão de sonoridades em que cresceu. E que lhe tem aberto as portas à colaboração com diversos artistas como Rodrigo Leão, Mayra Andrade ou Uxia. É de 2012 o seu primeiro CD editado em nome próprio – «Em Casa» –, a que se junta agora o EP «O Cante das Ervas», onde a música emerge combinando o cancioneiro popular alentejano com a ligação à terra, aos cheiros, aos gestos do trabalho e às gentes.

Desidério Lázaro Sexteto - os artistas da FESTA


Na FESTA com Desidério Lázaro Sexteto
Aparentemente inspirado pela perspectiva tão aberta das infinitas combinações das chamadas cores primárias (aditivas e subtractivas), perceptíveis na natureza pelo olho humano, o jovem saxofonista algarvio Desidério Lázaro, há alguns anos radicado em Lisboa e com formação académica realizada na Holanda, compôs uma série de peças para conjuntos instrumentais de constituição também ela variável e, portanto, dando origem a múltiplas combinações de «cores» e «timbres» sonoros – um novo projecto musical a que deu o nome Subtractive Colors.

Neste caso, a formação escolhida foi a de um sexteto constituído por destacados multi-instrumentistas: o próprio Desidério Lázaro (sax-tenor ou soprano), João Capinha (sax-tenor ou alto e flauta), Paulo Gaspar (clarinete soprano e baixo), Mário Franco (contrabaixo), João Hasselberg (contrabaixo e baixo-eléctrico) e Luís Candeias (bateria). Uma constituição de certo modo inabitual no jazz, que nos fará ouvir as composições arrojadas e esteticamente muito diversificadas do líder do sexteto.

sábado, 9 de agosto de 2014

La Troba Kung Fú - os artistas da FESTA


A Catalunha na FESTA
Portadores de uma identidade muito vincada e marcante, os catalães La Troba Kung-Fú confirmam com Santalegria que são um caso sério e que vieram para ficar, ou melhor será dizer para continuar a percorrer o mundo em concertos que transmitem vitalidade e alegria com sons intemporais. Na Festa do Avante! não será diferente.

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Cristina Branco - os artistas da FESTA

Abril na FESTA com Cristina Branco
«Abril», assim se chama o projecto de Cristina Branco, dedicado a uma das figuras maiores da música portuguesa: José Afonso. Para companheiros desta viagem, Cristina escolheu alguns dos mais talentosos músicos nacionais: Ricardo Dias (piano), Bernardo Moreira (contrabaixo), Mário Delgado (guitarras) e Alexandre Frazão (bateria).
«Não trazemos nada de novo, vimos apenas lembrar. Até logo, companheiro!», afirma Cristina Branco, para quem o Zeca «faz parte do imaginário contestatário, do gira-discos, do canto amigo».

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Caminhos de liberdade

Foto - Aníbal C. Pires
Careces, tu
Todos
Carecemos
De âncoras
De um abrigo
De um porto seguro

Não careces
Não carecemos
Das grilhetas
Castradoras
Que privam
O sonho
De seres tu
De sermos nós

Sonha, vive
A liberdade
E voa
Voa, livre como as aves
Sem amarras
Nem grilhetas
Leva contigo
Somente
Os valores
E terás
O teu abrigo
As tuas âncoras
O teu porto seguro

Aníbal C. Pires, Santa Cruz das Flores, 07 de Agosto de 2014

A Naifa - os artistas da FESTA

A Naifa regressa à Festa com «As Canções d’A Naifa», editado no final de 2013. Este quinto disco é feito de originais de outros autores, que A Naifa, ao vivo, tem tocado e sentido como suas. A banda retoma os espectáculos em Portugal, com uma tour a assinalar o seu 10.º aniversário. Para a Festa, a Naifa convida intérpretes de algumas das faixas mais emblemáticas que incluiu no disco: Simone de Oliveira, Vitorino e Ana Deus (Três Tristes Tigres). E vai tocar músicas dos anteriores discos de originais.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Mercado Negro - os artistas da FESTA


Falta um mês para a FESTA
Exemplo de convivência harmoniosa entre culturas, espelho da força criativa contemporânea, os Mercado Negro trazem novos elementos, novas linguagens na música de expressão urbana. Mesmo sendo o Reggae a espinha dorsal da sua música, o que os Mercado Negro fazem é mais do que isso, misturando as suas raízes africanas com os sons da lusofonia, condimentadas com as «especiarias» do mundo e palavras que apelam à consciência positiva, ao amor, à celebração da vida, ao respeito pela natureza, à harmonia.

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

BES/Novo Banco e o FUNDO

Ricardo Salgado (ex-BES) e Carlos Costa (governador do BdP
O comunicado do Banco de Portugal (BdP) é mais uma obra-prima da comunicação. Houve, no entanto, uma ou outra passagem que me chamou particularmente a atenção. Queria saber de onde vem o dinheiro para a recapitalização do BES/Novo Banco e estava com alguma curiosidade em perceber como justificava o BdP as suas contradições face ao que ao longo dos meses foi dizendo sobre a solidez do BES.
Sobre a segunda das questões, não encontrei justificação alguma. Razão que me leva a questionar a existência daquela instituição. É que não precisamos recuar muito no tempo para encontrar mais provas da ineficácia do BdP, os casos BPN e BPP, bastam.
Quanto à primeira questão, digamos que, nem sei o que dizer a não ser que desconhecia a existência do Fundo.
(…) A situação descrita tornou imperativa e inadiável a intervenção do Banco de Portugal.  (…)
Lendo as comunicações, sobre o BES, feitas pelo BdP, digamos que esta afirmação vale tanto como os ativos tóxicos.
(…) Esta operação não implica custos para o erário público. O capital social do Novo Banco, de 4,9 mil milhões de euros, é integralmente subscrito pelo Fundo de Resolução. (…)
Assumo a minha ignorância, Nunca tinha ouvido falar deste Fundo de Resolução. Partilhei este meu desconhecimento com o meu filho que, apesar de não ser muito ligado a estes e outros assuntos económicos, financeiros e políticos, me esclareceu cabalmente. “Então pai, não conheces esse Fundo, Esse é o fundo do bolso dos portugueses”.


Digo eu, boca santa. Não é que o miúdo é capaz de ter razão, pois como se pode ler mais à frente no já aludido comunicado do BdP

(...) Dado que o Fundo de Resolução entrou em funcionamento apenas em 2012 e não está ainda dotado de recursos financeiros em montante suficiente para financiar a medida de resolução aplicada ao Banco Espírito Santo, S.A., o Fundo contraiu um empréstimo junto do Estado Português. O empréstimo do Estado ao Fundo de Resolução será temporário e substituível por empréstimos de instituições de crédito. (...)

Ciganos d'Ouro - os artistas da FESTA


O Flamenco na FESTA.
São a mais antiga e única banda do género em Portugal. Têm como matriz principal o Flamenco e o Cante Hondo, mas com influências que vão desde o Fado ao Jazz. É esta mistura de géneros, sonoridades e linguagens musicais que dá riqueza e torna único o som dos Ciganos d'Ouro. Acarinhada pela crítica mundial especializada na área da denominada «WorldMusic», a banda está a celebrar 20 anos de carreira. Recuperou para o efeito os seus êxitos e deu-lhes novas roupagens, e adicionou três temas inéditos editando-os na nova colectânea «Best of 1994-2014».

domingo, 3 de agosto de 2014

Jorge Palma & Os Demitidos - os artistas da FESTA

Com mais de 40 anos de carreira, Jorge Palma é um nome incontornável do panorama musical português, esgotando salas desde os anos 70, editando vários discos de originais, compondo êxitos, somando discos de ouro. Pelo seu último disco, Com Todo o Respeito, a SPA atribuiu-lhe o prémio Pedro Osório. Para além de Os Demitidos, banda que acompanha o artista desde 2004, surge em palco com Sérgio Godinho, outra figura incontornável da música portuguesa e uma presença assídua na Festa do Avante!.

sábado, 2 de agosto de 2014

Rogério Charraz - os artistas da FESTA


Rogério Charraz apresenta o novo disco na FESTA.
Com apresentação marcada para a Festa, o segundo disco de Rogério Charraz, intitulado «Espelho» e a ser editado no próximo mês de Setembro, confirma a maturidade e a versatilidade de um compositor que aborda com o mesmo à vontade o amor e a crítica social. Charraz assina todas as músicas e parte das letras e assume também a co-produção deste novo trabalho, que volta a contar com participações muito especiais: o cabo-verdiano Dany Silva, a luso-brasileira Luanda Cozetti e os portugueses Sensi e Miguel Calhaz.

Nu Soul Family - os artistas da FESTA


Também vão estar na FESTA.
A paixão pela música juntou Virgul (Da Weasel), Dino (Expensive Soul, Dino & The Soulmotion), B@ssman (Puzzle, Bambs Cooper) e Dj Alan Gul (Bambs Cooper) no projecto Nu Soul Family.
Passando por vários estilos, desde o vocal ao funk, deep ou soulful, o projecto apresenta-se ao vivo com Virgul e Dino nas vozes, B@ssman no baixo e DjAlan na maquinaria e percussão, e a eles juntam-se duas back vocals, teclas, bateria e guitarra. «Never too late do dance», It´s whatever you want» e «Everybody listen» são alguns dos êxitos desta formação. Ao grupo junta-se Marta Ren, uma das vozes mais carismáticas vozes da nova música portuguesa.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Laura Antonelli - a abrir Agosto


Agosto abre com uma musa italiana, Laura Antonelli.

Os anos 70 e 80 do século passado foram os anos de ouro desta atriz italiana. Filmou com realizadores como Luchino Visconti, Marco Vicario, Ettore Scola e Mauro Bolognini.
Atriz premiada cm um David di Donatello em 1973 e o Nastro d'Argento, premio da crítica cinematográfica italiana, em 1974.
O primeiro sucesso de bilheteira data de 1973, com a comédia erótica Malizia