segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Pelo 75.º aniversário da SATA


Foto - Aníbal C. Pires
A SATA está a comemorar 75 anos de existência. Pela sua importância para a Região Autónoma dos Açores só posso estar satisfeito e endereçar os meus parabéns a todos quantos fazem desta empresa pública regional, um ativo e um instrumento estratégico a unir todas as ilhas açorianas e o Mundo aos Açores.
A SATA, designadamente a Internacional, agora Azores Airlines, foi até há pouco tempo alvo de um processo político por parte do representante do acionista, o Governo Regional, que tinha como estratégia a demonstração da sua inutilidade. Na agenda do Governo Regional chegou a colocar-se a hipótese de a reduzir ao mínimo julgado necessário. Essa estratégia acentuou-se a partir de 2012 e terá levado à saída de António Gomes de Menezes da Presidência do Conselho de Administração.

Foto - Aníbal C. Pires
Com Luís Parreirão na presidência do Grupo SATA essa estratégia acentuou-se e a comprová-lo as falidas opções constantes do Plano Estratégico, ou Business Plan – 2015/2020, em boa hora corrigidas pelo atual Presidente do Conselho de Administração, o Eng. Paulo Meneses, que pela sua intervenção, mas, certamente fruto de uma inflexão na estratégia do Governo Regional, veio recentemente a público anunciar um novo paradigma para a Azores Airlines. Um novo modelo que merece, em traços gerais, aprovação. Julgo que se poderia e devia ir mais longe, não só aproveitando toda a capacidade instalada no Grupo, mas, sobretudo, na procura de soluções adequadas ao serviço que presta nas suas ligações a Lisboa, designadamente, a partir (e achegar) das ilhas do Pico e do Faial. Soluções existem. Soluções mais fiáveis, soluções mais económicas e, apenas a difícil situação financeira podem justificar que não se façam essas opções que poderiam por fim às irregularidades e intermitências operacionais que se verificam, em particular na ilha do Faial.

Foto - Aníbal C. Pires

Mas estamos em dia de aniversário e, como tal, um dia de formular votos de longevidade e de sucesso a esta empresa pública regional e a todos os seus trabalhadores que em terra e no ar unem este povo disperso pelas ilhas, unem este povo disperso pelo Mundo.

Sem comentários: