sábado, 20 de agosto de 2016

S. Jorge a perder

Foto - Aníbal C. Pires
Para alguns o aumento de 19 para 20 deputados pelo círculo eleitoral de S. Miguel corresponde ao aumento das possibilidades de eleger diretamente por este círculo eleitoral, para mim é mais um indicador da falência das políticas de coesão dos Governos do PS Açores.

A alteração verificada na distribuição de deputados pelos círculos eleitorais de ilha, menos 1 em S. Jorge (elegia 4 passa a eleger 3) e mais 1 em S. Miguel (elegia 19 passa a eleger 20) está diretamente relacionada com o n.º de eleitores e estes com o n.º de residentes, embora existam profundas distorções, entre uns e outros, devido ao automatismo de recenseamento que decorre do Cartão de Cidadão, facto que não coloca em causa o que afirmei no fim do parágrafo anterior.

A desertificação de S. Jorge e o aumento da população em S. Miguel, aumento que não decorre diretamente do saldo natural, é um exemplo paradigmático que decorre de investimentos públicos concentracionistas que provocam assimetrias no desenvolvimento regional e têm como resultado a diminuição da população, em concelhos e ilhas da Região. Populações que procuram, dentro ou fora da Região, outros destinos onde possa ter uma vida digna.

Foto - Aníbal C. Pires








Agora foi S. Jorge em 2020 outra ilha será.
É isto que queremos para a Região.










Aníbal Pires, Ponta Delgada, 20 de Agosto de 2016

Sem comentários: